Prefeitura inicia processo de consulta pública do PPA 2022-2025

A Prefeitura de Maranguape inicia, nesta quarta-feira (04), uma consulta pública para que seja definido um documento para ser enviado ao poder Legislativo com a proposta de elaboração do Plano Plurianual (PPA) para vigência nos próximos quatro anos (2022-2025). 

As sugestões poderão ser encaminhadas ou preenchidas por meio do formulário até o dia 18 de agosto de 2021. Após este prazo, serão analisadas por uma equipe técnica e a proposta final encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação. No link abaixo (final do texto), há um formulário com alguns questionamentos com a finalidade de fazer esta conexão entre o Executivo e os munícipes.

As metas estabelecidas no PPA, pelo poder Executivo (prefeito e secretários) deve ser enviada ao poder Legislativo até o dia 30/08/2021. Na Câmara, os vereadores analisam, propõem emendas e modificações e votam.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizados em programas, estruturados em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder Executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas fiscais e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

 

Venha também contribuir com a nossa cidade! Preencha os campos no formulário disponível neste link



6 Comentários

  • Raul Lira

    Sugiro que nosso poder público análise a melhor vocação para nosso município que no caso aconselho ser observado o Turismo e com isso comece a realizar ações tendo esse objetivo como prioridade, preparando a comunicação visual da cidade para essa recepção assim como toda sua infraestrutura para receber esses visitantes e eventos no intuito de atrair a canalização financeira e deixando com isso nosso município mais independente gerando aqui nossas próprias oportunidades de geração de riquezas.
    Um programa de austeridade reduzindo o peso da máquina pública para que sobre recursos a serem implantadas ações e legado que faça Maranguape se apresentar de forma diferente dando um ar de modernidade e de tecnologia preparando para um futuro que já chegou e pouca coisa ou quase nada foi feita nesse sentido.
    Tentar com isso estreitar a distância de diversos povos que hoje vivem nesse município com mais de 590km2 e consequentemente reduzir as distâncias econômicas hoje concentradas somente ao centro da cidade, e por fim fazer uma política voltada para o desenvolvimento e deslocar do estágio de parada dando incentivos e atenção devida aos que aqui vem investindo e lutando para nossa cidade ser o que ela merece ser!

    Boa sorte a gestão em vigência!

  • Diogo

    Sei que é um grande desafio que a prefeitura enfrenta todos os dias mais com esforço e dedicação iremos conseguir mais voltando-se para o questionário gostaria que se fosse feita uma melhoria na praça do novo maranguape 2 área seca e na iluminação e fora isso no canteiro da ciclovia que fica enfrente ao colégio Fernandes Vieira fosse feito uma calçada para acabar com o mato e o lixo. E desejo que essa gestão tenha sucesso.

  • Maicon Jhones

    De fato precisamos urgente focar nossas politicas publicas no quesito geração de empregos ao municipio atraves do turismo, comercio e industria…precisamos ver transporte publico e infraestrutura, juntos somos mais fortes, apenas precisamos ter amor pela nossa cidade e querer fazer ela gigantes, pois potencial temos para ser umas melhores do estado. So precisamos que os politicos queiram fazer parte disso e votarem o que é bom para a cidade e não serem egoistas e pensarem neles…Maranguape merece muito mais. Juntos por um Maranguape gigante

  • Norma Suely

    Para o desenvolvimento de Maranguape , sugiro a criação de uma secretária de desenvolvimento econômico e trabalho, com foco no emprego e renda .
    Fomentar a criação de novos negócios e a manutenção ou ampliação com o fortalecimento das atividades econômicas existentes.
    A revitalização do centro comercial com destaque aos prédios tombados .
    Colocar Maranguape no circuito de atração de investimentos das grandes empresas.
    Campanha para incentivar a compra local e que as empresas contrate funcionários moradores de Maranguape .
    Fortalecer os negócios apoiando a divulgação e comercialização de produtos produzidos e fabricados na nossa cidade , através de feiras e exposições e outros eventos.
    Implantar central de artesanato.
    Parque tecnológico
    Criar políticas públicas de apoio ao turismo local nos segmentos: histórico , negócios , aventura e religioso .
    Implantar o programa de compras governamentais ,destinado às micros e pequenas empresas da região .
    Implantar uma Instituição de ensino superior (faculdade CDL)
    Promover o desenvolvimento ,integrando os diversos setores da economia local nas zonas urbanas e rural .
    Criação de câmaras setoriais e temáticas do Agronegócio.
    Criação de um parque de exposições da agropecuária.

  • José ribeiro de sousa

    Temos que melhorar mesmo.

  • ALEXANDRE ABREU

    PROPROSTAS:
    – CONSTRUÇÃO DE UMA ARENINHA EM LADEIRA GRANDE, MODELO FUT 7;
    No espaço Caminhos de Assis jovens da comunidade desenvolvem todo tipo de esporte, desde o futebol, caminhadas, exercícios físicos, corridas, etc, com a construção da areninha podemos nos adequar as necessidades locais de incentivo ao esporte e lazer.
    – AQUISIÇÃO DE CAMINHAO LIMPA FOSSA PARA SER UTILIZADO POR MORADORES DE MARANGUAPE;
    É uma questão de saneamento básico, basta o poder público fazer pequenas vistorias em quintais em período de inverno, observa-se a quantidade de fossas cheias, esgotando chorume a céu aberto que provoca doenças diversas. O caminhão limpa fosse pode ser fornecido aos moradores mediante pequena taxa de contribuição junto a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para se ter os serviços.
    – CRIAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS MUNICIPAL – BDM MARANGUAPE;
    O BDM Maranguape é um banco de dados seguro, restrito e ao mesmo tempo informativo a administração municipal para fins de gestão pública, de acesso por todas as secretarias e administrada pelo Gabinete, com senha, QRCode e que pode, sobre determinadas situações ser acessados pelos cidadãos Maranguapenses. Visando-se profissionalismo municipal, melhores decisões públicas e acessibilidade municipal.
    – INCENTIVO AS ATIVIDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR – QUINTAIS PRODUTIVOS;
    Uma das boas saídas para enfrentarmos as crises econômica e de produção alimentar é a capacidade do próprios cidadãos Maranguapenses produzir seu próprio alimente. Os chamados quintais produtivos criados pela gestão em parceria com as associações comunitárias possibilita termos no campo a saída alimentar regional e da cidade.
    – MONITORAMENTO, GESTÃO E PRODUÇÃO DE ÁGUA EM MARANGUAPE;
    Podemos ser produtores de água! Temos um lençol freático produtivo, abrangente, banhado por um lençol serrano bastante significativo no qual a maior parte destas aguas vão diretamente ao mar. A gestão dos recursos parte primeiramente de um núcleo de planejamento hídrico (AMA – Agencia Municipal da Agua) a ser criada para fins de gestão, distribuição, estudos e pesquisa sobre a água.
    – AMPLIAÇÃO DAS REDES DE ILUMINAÇÃO PUBLICA DE MARANGUAPE;
    Contribui para segurança publica e ambientes de convivência.
    – PLANO DE SANEAMENTO URBANO E RURAL;
    – AMPLIAÇÃO DAS REDES DE ABASTECIMENTO DE AGUA – SISTEMA SIMPLIFICADO;
    – AMPLIAÇÃO DA COBERTURA DOS AGENTES DE EDEMIAS E ZOONOSES, BEM COMO, EDUCAÇÃO PARA ADOTANTES DE ANIMAIS;
    – PROGRAMA DE CLIMATIZAÇÃO DE ESCOLAS COM A UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVAVEIS;
    – INCENTIVO A PRODUÇÃO DE MUDAS FRUTIFERAS EM PARCERIA COM A INICIAIVA PRIVADA E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES;
    – GESTÃO PARTICIPATIVA – DESTINAÇÃO DE 5% DE RECURSOS PROPRIOS PARA FINS DE DECISÃO POPULAR ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

Deixe um comentário